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Divulgue o seu Trabalho

Enviado por Nanci Custódio

1.  A criação de uma marca é fundamental. A identidade visual é o primeiro passo para uma propaganda eficaz de seu produto. Portanto antes de tudo, crie uma marca para seu produto com nome, símbolo, logo-tipo, slogan, algo que seja marcante e lembre o seu estilo.

2. Para criação da sua marca gráfica, vc deverá contar com a ajuda de um profissional da área, isso não sai caro e ele de comum acordo contigo, poderá estabelecer cores, desenhos, tipos de letras e informações necessários para a criação.

3. Registre sua marca, seu nome ‘fantasia’ (por exemplo: ‘Fada Azul Artesanato’ é um nome ‘fantasia’), há empresas especializadas em registrar marcas e patentes, e se vc tem de fato vontade de investir no seu negócio, e dar continuidade a ele, deverá tomar essas precauções, para que seu nome não seja copiado e utilizado por terceiros.

4. Faça propaganda a um baixo custo. Você pode utilizar meios de divulgação como jornais de bairros, por exemplo, vc pode tb fazer panfletos, e fazer um acordo com o jornal do bairro para poder colocá-lo junto com o jornal na distribuição do mesmo.

5. Identifique seu publico alvo, ou seja, para quem vc quer vender seus produtos especificamente. Crie promoções atraentes para seus clientes alvo, se vc dá aulas, crie promoções para terceira idade, descontos especiais; se vc vende faça isso também, verá que com isso conseguirá clientes fiéis e tornar-se mais simpática. Afinal é muito desagradável aquele tipo de artesã
profissional gananciosa e que só pense em ter lucros e não cede em nada.
Valorize seu trabalho, cobre o que é justo, entretanto não deixe de fazer umas promoções de vez em quando.

6. O panfleto, também pode ser distribuído em eventos diversos (feiras, exposições) ou pode ser colocado em estabelecimentos comerciais (lojas, papelarias, cabeleireiras).

7. O cartaz, que pode ser afixado em ambientes fechados (lojas, padarias, igrejas), antes de fixá-lo, lembre-se sempre de pedir autorização ao dono do estabelecimento. NUNCA cole cartazes em muros ou telefones públicos.

8. Se tiver um dinheiro a mais, vc poderá fazer a mala direta, que é um tipo de folheto dirigido a um público específico (moradores de um condomínio, lojistas, etc.), normalmente enviado por correio.

9. Tenha o seu cartão comercial, algo personalizado e de preferência criativo, que é para você se apresentar a uma pessoa que mostre interesse pelo seu trabalho ou durante uma negociação.

10. É essencial que vc tenha um blog para divulgação do seu trabalho, é um meio de comunicação acessível a milhares de pessoas, rápido, pratico e econômico de se anunciar.
Vc poderá tb fazer parcerias com estabelecimentos comerciais ligados a área artesanal, para serem seus patrocinadores.

Boa sorte e Sucesso!

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