Pular para o conteúdo principal

Como Abrir um Ateliê?

Enviado por Nanci Custódio

Se vc quiser iniciar um negócio e abrir um atelier próprio, e quiser dar aulas de artes decorativas, tem de observar alguns pontos importantes descritos abaixo:

1. Crie um nome.

2. Procure um local com no mínimo 15 metros quadrados.

3. Analise se a região que vc escolheu, tem requisitos necessários para vc ter sucesso; ou seja, veja se há edifícios por perto, se há escolas, observe o comercio local, e tb a movimentação de pessoas e carros na rua escolhida,
tudo isso é muito importante para que seu atelier seja ‘notado’

4. No local deverá haver banheiros, e tb local separado para que vc possa executar a limpeza de seus materiais.

5. Faça uma divulgação na região onde vc abrirá o atelier, através de panfletos, anúncios no jornal do bairro, etc.

6. Crie promoções atrativas, e divulgue-as, como por exemplo, faça sua matricula e ganhe ‘tal coisa’ para iniciar seu curso de artes decorativas.

7. Faça um cartão de visitas bonito de preferência com toque artesanal.

8. Faça uma ficha cadastral de todas as pessoas que solicitarem informações, e tb de todos os alunos claro.

9. Crie para a ‘fachada’ do seu atelier, algo bonito e delicado para chamar atenção. Paredes amarelinhas, com desenhos delicados que podem ser pintados até mesmo por vc, atrairão olhares de admiração pela sua criatividade.

10. Dentro do atelier tenha o mesmo procedimento, cores claras nas paredes, e algum toque muito delicado nas paredes.

11. Pense no material que vc deverá comprar, como por exemplo, mesas, cadeiras, bancos, cavaletes, etc.

12. O local deverá ser arejado, ter boa iluminação e acima de tudo muito limpo e organizado.

13. Decidir se vc tb vai vender em seu atelier todo o material didático, pincéis, tintas, telas; ou se irá indicar um local onde os alunos deverão comprar os produtos. Se for indicar um local, tente negociar com a loja antes, tentando conseguir um desconto para seus alunos que lá forem comprar pela sua indicação.

14. Ter paciência para dar aulas é essencial, seja educada com seus alunos e simpática ao esclarecer duvidas.

15. Ensinar os alunos a pintarem sozinhos e não com ajuda de outros.

16. Ser sincera ao analisar o trabalho do seu aluno, sem ser rude. Acima de tudo diga sempre a verdade quanto a qualidade do trabalho do mesmo.

17. Sugira temas fáceis aos seus alunos principiantes, pois não adianta eles começarem por algo grandioso, isso só servirá para que eles desistam ao ver que não conseguem levar a cabo o trabalho. Por isso comece por motivos pequenos e simples, explique isso aos seus alunos.

18. Principiantes tem tendência a escolher temas horríveis achando que são fáceis de fazer

19. Incentive seus alunos a criarem seus próprios motivos

20. Vc deverá sempre estar se atualizando em cursos externos, workshops, feiras de artesanato, etc.

21. Elaborar antecipadamente as aulas e técnicas que serão ministradas.

22. Faça uma lista com antecedência do material a ser utilizado nas aulas, para evitar supresas como, por exemplo, não encontrar para comprar qualquer item da lista.

23. Pratique preços de mercado.

24. Diferenciar curso á para amadores ou avançado, e claro definir seu publico alvo.

25. Preço médio 50 reais por média de 3 h semanais.

26. Crie um mural na sala de aula, onde poderá expor as novidades, horários, promoções, incluindo o ‘aviso’ antecipado do dia que deverá ser pago a mensalidade, assim de uma forma sutil vc manterá ordem, relativamente as suas finanças.

27. Em hipótese alguma venda fiado. Para material, se vc os for vender em seu atelier, exija o pagamento a vista.

28. Faça um recibo de mensalidade/regulamento, em duas vias, para evitar estes aborrecimentos.

29. Cumpra rigorosamente a hora para o inicio e principalmente para o término das aulas.

30. Organize periodicamente uma exposição dos trabalhos de seus alunos, nessas ocasiões além de expor os trabalhos dos alunos, crie um dia de convívio, sirva um chá com bolo, ofereça alguma prenda pequenina com o cartão de sua loja aos visitantes.

31. Para terminar... Pensamento positivo, fé, perseverança e força!!

32. Boa Sorte!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imersão com Verniz Vitral

Colaboradora: Nanci Custódio http://www.flickr.com/photos/cristoni http://fotolog.terra.com.br/nanciartes Materiais: - 01 vaso de Cerâmica - Base de Artesanato Gato Preto - Tinta Acrílica Gato Preto Branco Metálico - Verniz Vitral Gato Preto Incolor, Violeta, Amarela, Rosa Escuro Azul. - Solvente Gato Preto - Pincel chato de cerdas macias n° 16 pêlo de marta tropical - Bacia para água com altura suficiente para imergir o vaso. - Plástico para forrar a bacia - Lixa 400 - Palito de Madeira - Luva plástica ou cirurgica   Passo 01 Lixe a peça e remova todo o pó. Aplique em toda a peça uma demão de Base de Artesanato. Passo 02 Aplique com o pincel n° 16, duas demãos em toda a peça com a Tinta Acrílica Branco Metálico. Deixe secar por aproximadamente 20 minutos.   Passo 03 Preparação para imersão: Com a bacia previamente forrada com o plástico (para não sujar a bacia), coloque água o suficiente para

Blog na Mídia

Eis que demoro a aparecer porque minha vida esteve o caos nos últimos tempos, mudança de estado de novo, reforma da casa e fim... depois de tudo, reorganizando umas receitas de artesanato pois resolvi voltar a por em prática alguns projetos, eis que encontro uma matéria na qual dou dica de presente de natal em temos de crise. E como daqui a pouco é Natal novamente, vale a pena relembrar rever:

Receitas para Engomar Tecido

  Dica retirada do Blog: http://alemdecriar.blogspot.com/ Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox): · 2 colheres de sopa de Goma Pox · 1 copo de água ( 250ml) · Bacia Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro. Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas): · 1 colher se sobremesa de amido de milho · 1 copo de água ( 250ml) · 1 panelinha · Colher para mexer Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana pa