Pular para o conteúdo principal

Como Abrir um Ateliê?

Enviado por Nanci Custódio

Se vc quiser iniciar um negócio e abrir um atelier próprio, e quiser dar aulas de artes decorativas, tem de observar alguns pontos importantes descritos abaixo:

1. Crie um nome.

2. Procure um local com no mínimo 15 metros quadrados.

3. Analise se a região que vc escolheu, tem requisitos necessários para vc ter sucesso; ou seja, veja se há edifícios por perto, se há escolas, observe o comercio local, e tb a movimentação de pessoas e carros na rua escolhida,
tudo isso é muito importante para que seu atelier seja ‘notado’

4. No local deverá haver banheiros, e tb local separado para que vc possa executar a limpeza de seus materiais.

5. Faça uma divulgação na região onde vc abrirá o atelier, através de panfletos, anúncios no jornal do bairro, etc.

6. Crie promoções atrativas, e divulgue-as, como por exemplo, faça sua matricula e ganhe ‘tal coisa’ para iniciar seu curso de artes decorativas.

7. Faça um cartão de visitas bonito de preferência com toque artesanal.

8. Faça uma ficha cadastral de todas as pessoas que solicitarem informações, e tb de todos os alunos claro.

9. Crie para a ‘fachada’ do seu atelier, algo bonito e delicado para chamar atenção. Paredes amarelinhas, com desenhos delicados que podem ser pintados até mesmo por vc, atrairão olhares de admiração pela sua criatividade.

10. Dentro do atelier tenha o mesmo procedimento, cores claras nas paredes, e algum toque muito delicado nas paredes.

11. Pense no material que vc deverá comprar, como por exemplo, mesas, cadeiras, bancos, cavaletes, etc.

12. O local deverá ser arejado, ter boa iluminação e acima de tudo muito limpo e organizado.

13. Decidir se vc tb vai vender em seu atelier todo o material didático, pincéis, tintas, telas; ou se irá indicar um local onde os alunos deverão comprar os produtos. Se for indicar um local, tente negociar com a loja antes, tentando conseguir um desconto para seus alunos que lá forem comprar pela sua indicação.

14. Ter paciência para dar aulas é essencial, seja educada com seus alunos e simpática ao esclarecer duvidas.

15. Ensinar os alunos a pintarem sozinhos e não com ajuda de outros.

16. Ser sincera ao analisar o trabalho do seu aluno, sem ser rude. Acima de tudo diga sempre a verdade quanto a qualidade do trabalho do mesmo.

17. Sugira temas fáceis aos seus alunos principiantes, pois não adianta eles começarem por algo grandioso, isso só servirá para que eles desistam ao ver que não conseguem levar a cabo o trabalho. Por isso comece por motivos pequenos e simples, explique isso aos seus alunos.

18. Principiantes tem tendência a escolher temas horríveis achando que são fáceis de fazer

19. Incentive seus alunos a criarem seus próprios motivos

20. Vc deverá sempre estar se atualizando em cursos externos, workshops, feiras de artesanato, etc.

21. Elaborar antecipadamente as aulas e técnicas que serão ministradas.

22. Faça uma lista com antecedência do material a ser utilizado nas aulas, para evitar supresas como, por exemplo, não encontrar para comprar qualquer item da lista.

23. Pratique preços de mercado.

24. Diferenciar curso á para amadores ou avançado, e claro definir seu publico alvo.

25. Preço médio 50 reais por média de 3 h semanais.

26. Crie um mural na sala de aula, onde poderá expor as novidades, horários, promoções, incluindo o ‘aviso’ antecipado do dia que deverá ser pago a mensalidade, assim de uma forma sutil vc manterá ordem, relativamente as suas finanças.

27. Em hipótese alguma venda fiado. Para material, se vc os for vender em seu atelier, exija o pagamento a vista.

28. Faça um recibo de mensalidade/regulamento, em duas vias, para evitar estes aborrecimentos.

29. Cumpra rigorosamente a hora para o inicio e principalmente para o término das aulas.

30. Organize periodicamente uma exposição dos trabalhos de seus alunos, nessas ocasiões além de expor os trabalhos dos alunos, crie um dia de convívio, sirva um chá com bolo, ofereça alguma prenda pequenina com o cartão de sua loja aos visitantes.

31. Para terminar... Pensamento positivo, fé, perseverança e força!!

32. Boa Sorte!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receitas para Engomar Tecido

Dica retirada do Blog: http://alemdecriar.blogspot.com/Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia
Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro. Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamen…

Como Montar um Catálogo de Produtos

Enviado por Nanci CustódioPara montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequar as suas próprias necessidades:1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões.2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda.
Se forem fotos com câmera analógica, as que têm de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado
e mais apresentável também.3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo direto no computador.4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identificá-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue, por exemplo, com iniciais do seu nome.5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medid…

PAP - Caixa MDF forrada com tecido

Este PAP foi desenvolvido por mim, baseado na forma que eu faço para revestir caixas de MDF com tecido. Existem outras formas, mas essa é a que me identifiquei. Testada e aprovada por mim.Material:(Sugestão de tamanho, se a caixa for maior, aumente a quantidade de tecido)- Caixa 13x13- Retalhos de Tecido (30cm)- Cola branca- Tesoura- Régua- Termolina- Passamaria (80 cm)Limpe bem a caixa e se necessário lixe-a, deixando sem irregularidades.Se for usar guardanapo na tampa da caixa, dê duas demãos de tinta para artesanato branca, somente na parte onde ele for colado. Deixe essa parte pronta para dar seqüência ao restanteEstique o tecido sobre uma superfície lisa e espalhe a termolina sobre o avesso. Coloque para secar no varal. A secagem costuma levar cerca de 1hora, há que goste de passar temolina do outro lado do tecido, eu, particularmente não acho necessário, senão o tecido endurece demais.Coloque a lateral da caixa sobre o tecido e com a régua risque o tamanho da lateral. Dobre o te…