Pular para o conteúdo principal

A História do Artesanato

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesanato

 

O Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

História

Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C.

Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.

A partir do século XI, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes viviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.

Revolução Industrial

Com a Revolução Industrial, teóricos do século XIX, como Karl Marx e John Ruskin, e artistas (ver: Romantismo) criticavam a desvalorização do artesanato pela mecanização. Os intelectuais da época consideravam que o artesão tinha uma maior liberdade, por possuir os meios de produção e pelo alto grau de satisfação e identificação com o produto.

Na tentativa de lidar com as contradições da Revolução Industrial, William Morris funda o grupo de Artes e Ofícios na segunda metade do século XIX. Tentando valorizar o trabalho artesanal e se opondo à mecanização. O artesanato antes da Revolução Industrial era a tarefa mais importante!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

D.I.Y - Mural criativo de televisão!

Toda menina gosta de um bom mural, mas este que ensinaremos agora até os meninos vão gostar. Isto porque a ideia é mega criativa, fica boa em qualquer quarto porque não ocupa espaço, e os materiais, ó, são bem baratinhos e fáceis de encontrar. Vamos ao passo a passo! Os materiais para fazer este mural criativo de televisão são: - frente de uma TV velha (de preferência daquelas bem velhas para deixar um toque retrô em seu quarto); - uma placa de isopor de espessura média; - alfinetes para pregar suas fotos - 4 pregos - martelo - fita colante dupla-face Primeiramente, você vai precisar ‘quebrar’ a televisão. Isto porque a única parte do objeto que precisamos é aquela da frente (com os botões) e sem a tela de vidro. Assim, tomando cuidado para não se cortar, vá desencaixando as partes da TV, até obter este resultado ai da foto. Peça ajuda de mais alguém se não conseguir separar as partes da TV. Uma dica interessante para dar maior acabamento é ter papel de parede ...

PAP - Caixa MDF forrada com tecido

Este PAP foi desenvolvido por mim, baseado na forma que eu faço para revestir caixas de MDF com tecido. Existem outras formas, mas essa é a que me identifiquei. Testada e aprovada por mim.   Material: (Sugestão de tamanho, se a caixa for maior, aumente a quantidade de tecido) - Caixa 13x13 - Retalhos de Tecido (30cm) - Cola branca - Tesoura - Régua - Termolina - Passamaria (80 cm) Limpe bem a caixa e se necessário lixe-a, deixando sem irregularidades. Se for usar guardanapo na tampa da caixa, dê duas demãos de tinta para artesanato branca, somente na parte onde ele for colado. Deixe essa parte pronta para dar seqüência ao restante Estique o tecido sobre uma superfície lisa e espalhe a termolina sobre o avesso. Coloque para secar no varal. A secagem costuma levar cerca de 1hora, há que goste de passar temolina do outro lado do tecido, eu, particularmente não acho necessário, senão o tecid...

Imersão com Verniz Vitral

Colaboradora: Nanci Custódio http://www.flickr.com/photos/cristoni http://fotolog.terra.com.br/nanciartes Materiais: - 01 vaso de Cerâmica - Base de Artesanato Gato Preto - Tinta Acrílica Gato Preto Branco Metálico - Verniz Vitral Gato Preto Incolor, Violeta, Amarela, Rosa Escuro Azul. - Solvente Gato Preto - Pincel chato de cerdas macias n° 16 pêlo de marta tropical - Bacia para água com altura suficiente para imergir o vaso. - Plástico para forrar a bacia - Lixa 400 - Palito de Madeira - Luva plástica ou cirurgica   Passo 01 Lixe a peça e remova todo o pó. Aplique em toda a peça uma demão de Base de Artesanato. Passo 02 Aplique com o pincel n° 16, duas demãos em toda a peça com a Tinta Acrílica Branco Metálico. Deixe secar por aproximadamente 20 minutos.   Passo 03 Preparação para imers...