Pular para o conteúdo principal

Pintura Country Floral

Fonte: http://www.cristinabottallo.art.br

 

por0.jpg (30058 bytes)

grau de dificuldade INTERMEDIÁRIO

tempo de execução 2h

Materiais

 
- Tinta Decorfix Fosca, nas cores marfim, amarelo ouro, amarelo ocre, cerâmica, azul cerúleo, azul celeste, verde oliva, verde pistache, camurça e branco
- Base Acrílica para Artesanato
- Gel para Matizar
- Pincéis chatos de cerdas sintéticas nos. 8, 12 e 18
- Pincel redondo de cerdas sintéticas no. 2
- Esponja fina
- Placa de madeira (12x18 cm)
- Papel vegetal, papel carbono e lápis preto
- Cêra em pasta, incolor

Preparação da peça

  1. Lixe bem a peça e retire todo pó.
  2. Com o pincel chato n. 18, aplique duas demãos de base acrílica para
    artesanato, ligeiramente diluída em água, por toda peça, intercalando
    secagem e lixamento.
  3. Aplique, em seguida, duas demãos de tinta na cor marfim, também
    intercalando secagem, mas agora sem lixar.
  4. Com a esponja fina, faça um esponjado em toda a peça, utilizando a cor camurça. Em seguida, antes da secagem, repita o procedimento com a
    cor marfim, de maneira que as duas cores se misturem. Deixe secar por
    cerca de 1 hora.
  5. Copie o risco no papel vegetal e transfira-o para a peça, com o carbono.
  6. Ao redor de todo o motivo, faça um flotado utilizando o gel para matizar,
    com o pincel no. 18 e as cores amarelo ouro e azul celeste.
    Esse efeito vai marcar as sombras das flores e folhas.
  7. Pinte o motivo, seguindo o passo-a-passo abaixo

Passo-a-passo

Folhas

1

Preencha todas as folhas com a tinta branca, utilizando o pincel chato no. 8. Deixe secar.

por1.jpg (6439 bytes)

por2.jpg (7233 bytes)

2

Pegue a tinta verde oliva, somente em um dos cantos do pincel chato no. 12. No outro canto, pegue o gel para matizar. Pincele sobre um azulejo ou paleta, para que a tinta e o gel penetrem nas cerdas e formem um flotado. Posicione o pincel no lado esquerdo da folha e puxe-o para baixo, acompanhando o desenho.

3

Carregue o pincel da mesma maneira, fazendo o flotado
com o mesmo verde. Marque o centro da folha, com uma pincelada de baixo para cima. Na seqüência, puxe a
tinta para o lado direito da folha, acompanhando o
desenho. Observe que algumas partes da folha
devem permanecer em branco.

por3.jpg (7691 bytes)

por4.jpg (7816 bytes)

4

Com o pincel redondo e a tinta verde oliva, faça o contorno com traços interrompidos, começando pelo lado esquerdo.

5

Complete o contorno e faça as nervuras. Repita o mesmo procedimento para todas as folhas do motivo. Varie as cores, utilizando também o verde pistache e a cerâmica.

por5.jpg (8628 bytes)

Flores

por6.jpg (7206 bytes)

1

Preencha todas as pétalas com a tinta branca, utilizando o pincel chato no. 8. Deixe secar.

2

Pegue a tinta azul celeste, somente em um dos cantos do pincel chato no. 12. No outro canto, pegue o gel para matizar. Pincele sobre um azulejo ou paleta, para que a tinta e o gel penetrem nas cerdas e formem um flotado. Posicione o pincel no lado direito da pétala e puxe-o, do miolo para a borda, seguindo o desenho.
Repita nas outras pétalas.

por7.jpg (7913 bytes)

por8.jpg (8105 bytes)

3

Com o pincel chato no. 8 e a tinta amarelo ouro, pinte o miolo da flor.

4

Com o pincel redondo e a tinta branca, faça o contorno das pétalas com traços interrompidos, começando pela borda e puxando o pincel em direção ao miolo.

por9.jpg (7510 bytes)

por10.jpg (9706 bytes)

5

Faça os filetes e detalhes do centro com o pincel redondo e as cores verde oliva e amarelo ouro. Repita o mesmo procedimento para as outras flores.

Final


Complete o motivo, fazendo pequenos miosótis com a tinta azul cerúleo. Use apenas o canto do pincel no. 8, carregado de tinta, e  marque quatro pétalas para cada miosótis. Em seguida, repita as pinceladas com a cor branca. No centro de cada miosótis, faça o miolo em amarelo ouro.


Com o pincel redondo no. 2 e a cor verde oliva, ligeiramente diluída em água, faça os filetes, puxando as pinceladas de dentro para fora do motivo.


Deixe secar completamente, por cerca de 6 horas.


Em seguida, aplique cêra em pasta incolor. Deixe secar por meia hora e lustre com uma flanela limpa.

Outra sugestão de modelo

pormod.jpg (27836 bytes)
As flores e folhas você já aprendeu a fazer. Veja em breve, na seção passo-a-passo, como fazer os pássaros que acompanham este modelo.

 

Dicas:


Utilize esse motivo para pintar bandejas, porta-chaves, caixas e diversas outras peças de madeira. Se necessário, amplie o risco colocando mais flores e folhas, de acordo com a área que deseja cobrir.


Pinte os miosótis sobre o flotado feito com o tom azul celeste, ao redor das flores do motivo.


Se quiser pintar uma folha com dois tons de verde, ou verde com cerâmica, repita o procedimento do passo-a-passo, fazendo cada metade da folha na cor desejada.

 

Risco

Clique nele para uma página que só contém o risco, caso queira imprimi-lo.

risco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receitas para Engomar Tecido

Dica retirada do Blog: http://alemdecriar.blogspot.com/Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia
Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro. Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamen…

Como Montar um Catálogo de Produtos

Enviado por Nanci CustódioPara montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequar as suas próprias necessidades:1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões.2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda.
Se forem fotos com câmera analógica, as que têm de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado
e mais apresentável também.3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo direto no computador.4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identificá-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue, por exemplo, com iniciais do seu nome.5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medid…

PAP - Caixa MDF forrada com tecido

Este PAP foi desenvolvido por mim, baseado na forma que eu faço para revestir caixas de MDF com tecido. Existem outras formas, mas essa é a que me identifiquei. Testada e aprovada por mim.Material:(Sugestão de tamanho, se a caixa for maior, aumente a quantidade de tecido)- Caixa 13x13- Retalhos de Tecido (30cm)- Cola branca- Tesoura- Régua- Termolina- Passamaria (80 cm)Limpe bem a caixa e se necessário lixe-a, deixando sem irregularidades.Se for usar guardanapo na tampa da caixa, dê duas demãos de tinta para artesanato branca, somente na parte onde ele for colado. Deixe essa parte pronta para dar seqüência ao restanteEstique o tecido sobre uma superfície lisa e espalhe a termolina sobre o avesso. Coloque para secar no varal. A secagem costuma levar cerca de 1hora, há que goste de passar temolina do outro lado do tecido, eu, particularmente não acho necessário, senão o tecido endurece demais.Coloque a lateral da caixa sobre o tecido e com a régua risque o tamanho da lateral. Dobre o te…