Pular para o conteúdo principal

Marmorização em Cerâmica

Colaboradora: Nanci Custódio

http://www.flickr.com/photos/cristoni
http://fotolog.terra.com.br/nanciartes

 

.resized_S3000028_1

Materias:
- Vasinho de cerâmica
- Base Acrílica para Artesanato Corfix
- Tinta Decorfix Fosca nas cores areia e ferrugem
- Médium Envelhecedor Corfix nas cores: marrom claro, mogno, black grape e dark chocolate
- Gel Médium para Matizar Corfix
- Goma Laca Incolor Corfix
- 1 pincel chato largo de filamentos sintéticos Pinctore Tigre, ref. 433 n.18
- 1 pincel chato largo de pelos macio Pinctore Tigre, ref. 181, n.18
- 2 pincéis “MOP” de pêlos bem macios, pinctore Tigre, ref. 252 n.24 e n.26
- 1 pincel angular pequeno, Pinctire Tigre ref. 437 n.8
- Saco plástico e paninho para limpeza
- Paleta ou pratinho descartável, álcool

Modo de Fazer:
- Limpe bem a peça e remova o pó. Aplique uma demão de base acrílica na peça com o pincel sintético e aguarde secagem completa por 1 hora.
- Com o mesmo pincel, aplique duas demãos da tinta acrílica areia, intercalando secagem por cerca de 1/2 hora.
- Coloque na paleta um pouco de Médium Envelhecedor nas cores marrom claro, mogno e black grape e ao lado de cada cor, um pouco equivalente de Gel Médium para Matizar.
- Com o pincel chato de pêlos macios pegue um pouco do Gel para Matizar e em seguida o Envelhecedor marrom claro. Aplique essa mistura na peça com pinceladas soltas e bem distribuídas em todo vasinho.
- Faça o mesmo com a cor mogno e em seguida com a cor black grape. Coloque as cores nessa ordem (do mais claro para o mais escuro), mesclando-as com pinceladas cruzadas até cobrir todo vaso.
- Com as tintas ainda bem úmidas, envolva o vaso com o saco plástico e pressione, sem movê-lo e retire-o em seguida.
- Com o pincel MOP, esfumace as tintas, com pinceladas bem leves e cruzadas, desfazendo as marcas do plástico e misturando levemente as cores. Se desejar, limpe algumas partes levemente com um paninho macio. Aguarde secagem completa por cerca de 12 horas.
- Com o pincel linner umedecido com Gel Médium para Matizar, misture as cores black grape e dark chocolate (do envelhecedor) e faça traços que serão os “veios” do marmorizado. Procure colocá-los ao lado das manchas mais escuras.
- Umedeça o pincel angular no gel e esfumace os veios, posicionando-o ao lado do traço feito com o linner e vá “arrastando” a pincelada, dando forma ao veio e fazendo-o mesclar-se com o fundo já pintado.
- Aguarde secagem de um dia para o outro e envernize o vaso com 3 demãos de Goma Laca Incolor, intercalando secagem por cerca de 4 horas entre cada aplicação. Limpe o pincel com ácool.

Comentários

Lygia disse…
Adorei essa explicação, estava a procura da técnica de marmorização, achei super válida, vou aplica-la, depois postarei o resultado, obrigada e parabpens pelo trabalho!
Graça Anjos disse…
Espetacular. Lindo D+. Parabéns

Postagens mais visitadas deste blog

Receitas para Engomar Tecido

Dica retirada do Blog: http://alemdecriar.blogspot.com/Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia
Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro. Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamen…

Como Montar um Catálogo de Produtos

Enviado por Nanci CustódioPara montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequar as suas próprias necessidades:1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões.2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda.
Se forem fotos com câmera analógica, as que têm de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado
e mais apresentável também.3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo direto no computador.4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identificá-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue, por exemplo, com iniciais do seu nome.5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medid…

DECOUPAGEM EM CALÇADOS E BOLSAS

PAP retirado do Blog: http://silviabelchorhotmailcom.blogspot.comTodos nós temos alguma coisa que adoramos mas as vezes essa coisa fica velha e ficamos tristes por termos de nos desfazermos dela, mas não precisa ser sempre assim, por exemplo aquele seu sapato maravilhoso "o predileto" e aquela bolsa"pratica" ,ficaram detonados não se preocupe veja já temos a solução.
MATERIAIS:
1- tinta cascorez
2- Verniz em spray acrilex
3- 1 lixa de unha
4- Guardanapo para decoupagem
PAP: primeiro passe um papel qualquer em volta do calçado para fazer um molde e recorte, depois coloque em cima do guardanapo e recorte, vá passando a cola e colando o guardanapo com cuidado para não rasgar,depois de colado deixe secar,depois passe a cola por cima do guardanado já colado e deixe secar, então arremate com uma lixa de unha os excessos ,e para finalizar encha o calçado de jornais velhos e esborrife com o spray deixe secar, tire os jornais e está pronto.
Obs. Depois …