Pular para o conteúdo principal

Receitas para Engomar Tecido

 

Dica retirada do Blog: http://alemdecriar.blogspot.com/

Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia
Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro.

Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamente, depois passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido.

Receita com termolina leitosa:
· 1 tampinha de termolina leitosa
· ½ tampinha de água
· Plástico para proteger a mesa
· Trincha ou pincel largo
Coloque a termolina e a água em um copo e misture bem até dissolver completamente. Mergulhe a trincha nesta solução e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhá-lo completamente. Deixe secar e passe a ferro na temperatura adequado ao tecido e cobrindo-o com um pano limpo. Lave bem o pincel em água corrente depois de usá-lo.
Receita com cola branca:
· 1 parte de água
· 2 partes de cola branca
· bacia
Essa receita é indicada para se fazer trabalhos maiores, porque o tecido fica mais firme. Despeje a cola e a água em uma bacia e misture bem até dissolver completamente a cola. Mergulhe o tecido, cuidando para todo ele fique bem molhado. Retire da bacia e coloque para secar. Passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido.
Se for fazer esta receita apenas para um pedacinho de tecido, faça como na receita com termolina.

Comentários

Nile e Richard disse…
Olá amiga.Vim te fazer uma visitinha.Gostei imensamente do seu blog,trás muitos trabalhos e dicas super interessantes.
Feliz Natal para voce e sua família.Carinhos.Nile.
adorei seu blog...parabens, visite meu blog, sera um prazer.....Sonia

http://sonia-floreseva.blogspot.com/
Vanessa disse…
Amei seu blog... estarei sempre por aqui!
Abraços,
Vanessa
Vanessa disse…
Olá!
Tem um selinho pra você no meu blog. Dê uma passadinha por lá!
Beijos!
http://vanessa-fazendoarte.blogspot.com
Vanessa disse…
Olá!
Tem um selinho pra você no meu blog!
Dê uma passadinha lá pra pegar!
Beijos
Gostei demais do seu blog! Muitas idéis fantásticas! Me faça uma visitinah tb e, se gostar, seja seguidora do meu blog:
http://ideiasearte.blogspot.com
Beijos!
maria matos disse…
Boa noite e parabens pelo blog. Meu nome é Maria e estou tentando descobrir um mistério, espero que possa me ajudar será que algumas das suas receitas de goma serve para aqueles laços de tiaras? pois eles são muiiiiiiiiito duros e não consigo saber como esse povo faz isso um bjo espero que me ajude.
walzita disse…
parabens adorei seu blog
fiz uma pesquisa sobre engomar tecido no google e parei aqui.
valeu as dicas
Unknown disse…
Gostei das receitas me valeu mt!!!
Obrigado!!!
uau Blogs disse…
parabéns pelo blog, adorei, muito bom.

visite meu blog em :

facevcme.blogspot.com


Unknown disse…
Oi sera que se eu usar qualquer uma das tecnicas em um tecido preto nao vai ficar branqueado? Obrigada!
Unknown disse…
Gostei muito

Postagens mais visitadas deste blog

Bandeja com Craquelê e Decoupagem

Colaboradora Nanci Custódio http://www.flickr.com/photos/cristoni http://fotolog.terra.com.br/nanciartes VIDEO AULA : http://www.programaartebrasil.com.br/passo/passo_video.asp?id_Evento=330 Site: www.artemamiko.com Materiais: Bandeja de madeira de mdf Base acrílica para artesanato Acrilex Tinta acrílica fosca Acrilex: amarelo ocre, marrom, verde pistache, marfim e branco Tinta acrilyc color Acrilex verde oliva, verde inglês e amarelo cádmio claro. Verniz craquelê Acrilex Metal color Acrilex dourado solar Verniz acrílico brilhante Acrilex 2 Transfer by Mamiko Rosas Pincéis Pinctore Tigre ref. 146 nº18, ref. 440 nº02, ref. 486 nº14 e nº16 e ref. 815 nº18 Passo a passo: 1-Com um pincel 815\18 ou com o rolinho de espuma passar a base acrílica para artesanato tingido com tinta acrílica fosca amarelo ocre na bandeja, secar e lixar e passar mais duas de mão. 2-Na lateral da bandeja passar duas mãos de metal color dourado solar sempre dando int

Como Montar um Catálogo de Produtos

Enviado por Nanci Custódio Para montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequar as suas próprias necessidades: 1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões. 2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda. Se forem fotos com câmera analógica, as que têm de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado e mais apresentável também. 3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo direto no computador. 4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identificá-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue, por exemplo, com iniciais do seu nome. 5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descr

Blog na Mídia

Eis que demoro a aparecer porque minha vida esteve o caos nos últimos tempos, mudança de estado de novo, reforma da casa e fim... depois de tudo, reorganizando umas receitas de artesanato pois resolvi voltar a por em prática alguns projetos, eis que encontro uma matéria na qual dou dica de presente de natal em temos de crise. E como daqui a pouco é Natal novamente, vale a pena relembrar rever: