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Como criar um kit de ferramentas de identificação de marca

Autora: Joanna L. Krotz
O negócio se torna mais fácil quando você possui uma marca reconhecida. Tome como exemplo a BMW ou a Coca-Cola. Você só precisa mencionar esses nomes e milhões de pessoas em todo o mundo têm uma idéia imediata da importância de tais empresas, bem como uma expectativa com relação a elas.. Existe uma ligação emocional entre o cliente e o nome da empresa.

Com uma marca forte, não é necessário vender tanto ou durante muito tempo. Os clientes reconhecem a sua importância antes mesmo da proposta.
Saiba aqui como dar à sua empresa o tipo de reconhecimento de marca que direcionará as vendas. Veja também dicas sobre como customizar um kit de ferramentas de personalidade de marca que manterá sua marca presente e em desenvolvimento.
Defina sua personalidade
Uma marca é a combinação entre a promessa feita aos clientes e a opinião deles a respeito do cumprimento dessa promessa. Uma marca de sucesso torna-se um vínculo emocional que determina a lealdade do cliente. Uma marca inclui logotipo, esquema de cores, slogans, elementos de design e muito mais.
Pense na marca como a personalidade da sua empresa. Defina a marca e o logotipo e outras mensagens de marketing virão a seguir.
Para criar sua marca, comece pensando sobre exatamente o que você vende e por que os clientes escolhem o seu produto ou serviço. Identifique a promessa feita aos clientes. Por exemplo, você pode fabricar aspiradores de pó, mas, na realidade, o que você vende é uma maneira de limpar melhor a casa. Você deve definir também o que torna o seu produto mais atraente aos clientes-alvo do que o produto concorrente.
Para obter ajuda na criação de logotipos e slogans, reúna-se com consultores de pequenas empresas sem fins lucrativos. Peça sugestões à família, aos amigos ou colegas de equipe. E não se esqueça de fazer uma pesquisa com os clientes. Você deseja melhorar a sua imagem.
Use ferramentas de criação de marcas
Quando você estiver pronto, o Publisher 2003 poderá ajudá-lo a criar, de forma conveniente, a aparência da personalidade da sua marca. O Publisher também pode ser o guardião da marca, reunindo todos os seus elementos em um kit de ferramentas econômico e conveniente que pode ser usado para o armazenamento desses elementos.
Você pode começar com um dos 45 conjuntos de design principais criados profissionalmente do Microsoft Office Publisher 2003. Cada conjunto de design principal possui uma aparência de design consistente - cores coordenadas, fontes e layouts - para publicações comerciais comuns, de boletins informativos e folhetos a panfletos, cartões postais e cartões de visitas a email e sites da Web. Use-os como estão, altere os esquemas de cores ou fontes, ou personalize-os totalmente de acordo com o seu gosto. Os modelos do Publisher possuem um local para mensagens de marketing e slogans, logotipos de empresas ou produtos, gráficos, cores, fontes, marcas registradas ou nomes de produtos e muito mais. Você encontrará alguns desses designs no Microsoft Office Word 2003 e no Microsoft Office PowerPoint 2003.
Você também pode baixar novos modelos de marketing do Office Online ou contratar uma agência de criação direcionada a pequenas empresas para criar um conjunto exclusivo de modelos no Publisher 2003. Assim, você e sua equipe poderão usar e personalizar os modelos de acordo com a necessidade, mantendo uma identidade consistente da marca.
Conquiste reconhecimento
Você deseja que a personalidade da sua empresa seja totalmente identificada pelo cliente, desde a propaganda boca a boca até a venda final. Certifique-se de que cada embalagem, apresentação, comunicação e produto de marketing tenha uma aparência e linguagem consistentes com a marca.
O mesmo tipo de identificação de marca deve aparecer em todas as opções de promoção e propaganda, não somente em folhetos de vendas e artigos de papel. Isso inclui press releases, assinaturas de email, exposições e estandes em feiras de negócios, sinalizações em lojas e escritórios, faixas e outdoors, propagandas impressas, pôsteres e marketing em eventos de caridade ou patrocinados. Em outras palavras, tudo.
Nomeie um supervisor
Informe a todos da equipe, dos assistentes aos diretores, a respeito da marca e de suas ferramentas. Do contrário, cada funcionário, incluindo a tão importante equipe de vendas, poderia criar sua própria versão e confundir os clientes. Depois que você montar o kit de ferramentas da marca, cada funcionário poderá utilizá-lo sempre que necessário.
Mesmo assim, ao longo do tempo, o formato dos logotipos tende a mudar. Alguém coloca um litoral por trás do barco no seu logotipo. Outra pessoa desenha o barco com a proa voltada para o sol. Muito em breve, o seu barquinho estará afundando.
Para impedir isso, nomeie um designer ou membro da equipe para policiar o kit de ferramentas da marca, especialmente se você trabalhar com fornecedores externos. Controle quem acessa o kit de ferramentas e quais consultores ou fornecedores utilizam-no e para quais canais de marketing. Você deve controlar todas as aparências e alterações da marca.
Força da marca
Muitos empresários não se importam com a identificação da marca porque estão ocupados em busca de vendas, impressionando investidores ou recrutando talentos. "Quem tem tempo para isso?", eles dizem. Contudo, o sucesso é resultado da diferença que a sua marca faz no mercado e da forma como você procura atender aos seus melhores clientes. Se você dedicar algum tempo ao cuidado com a sua marca, ou seja, definir quem você é, o que vende e quais clientes deseja alcançar, seus esforços de marketing terão um foco mais definido.
E, finalmente, honre a sua marca. O melhor slogan do mundo não trará os clientes de volta se você não cumprir com suas promessas de marketing.

Site: http://www.microsoft.com/brasil/pequenasempresas/themes/marketing/article2.mspx

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